Ao Professor

    Com o objetivo de facilitar a compreensão da zoologia por meio do estudo da biodiversidade e da classificação biológica é que esta ferramenta foi desenvolvida. A sua execução requer uma preparação antecipada, visto que é necessário testar a conexão com a internet, verificar os equipamentos eletrônicos, separar os materiais necessários, inclusive, os exemplares da coleção zoológica. Se possível, utilize também um microscópio estereoscópio.

    A coleta não será tratada neste trabalho, contudo, é muito interessante que os alunos possam executá-la. Algumas referências sobre o assunto são:

1. Coleções entomológicas: legislação brasileira, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. Embrapa, 2015.

2. Circular técnica, nº 18: Recomendações para coleta de artrópodes terrestres por armadilhas de queda (“Pitfall-Traps”). Embrapa, 2006.

    Os artrópodes já são conhecidos pelos alunos, só não possuem o conhecimento científico que deve ser ensinado nas aulas, evidenciando suas estruturas morfológicas, diversidade e importância para a sociedade e, desta forma, corroborar para a preservação do meio ambiente.

    Neste trabalho a classificação abordada compreende os indivíduos adultos do filo Arthropoda, dividido nas classes: Chilopoda, Diplopoda, Arachnida, Crustacea e Insecta. Sendo esta última tratada ao nível das seguintes ordens: Diptera, Hemiptera, Thysanoptera, Orthoptera, Blattodea, Mantodea, Dermaptera, Coleoptera, Lepidoptera, Isoptera, Odonata, Neuroptera, Hymenoptera. Portanto, não serão abordadas todas as ordens da Classe Insecta, pois não há necessidade de explicar para os alunos todas elas. Desta forma preza-se pela didática, objetividade e clareza. Sugerimos que seja solicitado aos alunos uma pesquisa sobre quais ordens não foram estudadas e a possibilidade de identificação baseada em outros critérios.



Canal de Comunicação para Dúvidas e Sugestões: zoo.ensino@gmail.com